Fala, líder! Você não leu errado não!
Eu sei que muitos de vocês talvez já tenham demitido um colaborador, mas aposto que a maioria de vocês nunca demitiu um cliente (embora eu tenha certeza de que vontade não te faltou, né?)
Existe aquela máxima que diz que “o cliente tem sempre razão”, mas a gente sabe que isso nem sempre é verdade, nem sempre o cliente agrega algo positivo ao nosso negócio e nem sempre nossa solução vai ajudar um determinado cliente.
É como aquele tipo de cliente que toda vez pede delivery ai no seu restaurante, e sempre reclama ou da notas baixas nas avaliações, e mesmo assim, continua pedindo e reclamando sempre, não importa o quanto você se esforce pra melhorar ou atender aquela demanda.
Embora sejam poucos, a gente sabe que esse tipo de cliente existe e nesse caso, ele traz mais prejuízos do que vantagens pra reputação e imagem do nosso restaurante.
Mas como dizer isso ao nosso cliente sem parecer rude? Como dizer a uma pessoa que nós não gostaríamos de ter ela como cliente?
Acredite, demitir um cliente é mais fácil do que parece e pode te dar uma sensação de alivio incrível, te deixando com mais energia e tempo para cuidar daqueles que realmente merecem a sua atenção, esforço e dedicação.
A maneira mais fácil de você demitir um cliente indesejável é deixar claro que tipo de relação você espera ter e poder entregar ao seu cliente.
E se ainda sim você perceber que o cliente continua insistindo, você pode mandar uma mensagem um pouco mais direta, sendo 100% sincero e transparente, olha só exemplo que um restaurante do Rio de Janeiro usou;
Eles responderam um cliente assim, depois desse cliente fazer criticas pesadas em todos os últimos 5 pedidos, e mesmo assim ele continuava pedindo e exigindo cortesias por parte do restaurante.
“Prezado, Fernando. Nós agradecemos o seu feedback e lamentamos que mais uma vez nós não conseguimos proporcionar uma experiência 100% positiva. Embora tenhamos atuado com todos os nossos esforços e empenho para atingir e superar suas expectativas em todos os últimos 6 pedidos que você fez, acreditamos que não conseguimos entregar um produto a sua altura e ao seu nível de exigência, por isso, sugerimos que você busque outras opções que consigam atende-lo de forma satisfatória.”
Veja também: Restaurantes por perto: como ser encontrado pelo seu cliente.
Viu? Não é tão difícil ou doloroso assim. Não vire refém de clientes indesejáveis e oportunistas que só querem tirar vantagem do seu trabalho e dos seus serviços.
Saiba dizer não na hora certa e tenha uma gestão mais alinhada com o seu propósito!
Agora me diz líder, você ja demitiu algum cliente?